Das coisas mais difíceis que há. Isso é que é a tolerância.
Você e eu somos diferentes. Em maior ou menor grau, somos diferentes. Pensamos diferente, cremos diferente e mesmo nas semelhanças somos diferentes. Mas eu e você não vivemos em uma ilha isolada e portanto temos que conviver. E aí a coisa fica complicada.
É assim na vida.
Na nossa vida aparecem pessoas de todo jeito, com crenças, posturas, opiniões e modo de se expressar os mais variados. Concordo com alguns, discordo de muitos, me identifico plenamente com poucos e me pareço com uns 3 ou 4. E aprendo com todos, sem exceção.
Ainda que não adote para minha vida a opinião de todos, eu aprendo. Especialmente sobre tolerância e aceitação.
E tenho uma experiência de vida que quero repartir com você:
É melhor ser feliz do que ter razão. Eu, durante muito tempo da minha vida, dei murro em ponta de faca. Achava que para viver bem e ser feliz a minha verdade precisava ser aceita. Afinal, eu estava com a razão…
Mas a vida não é assim. Ninguém é possuidor da verdade total, e o que serve a mim pode não servir para mais ninguém.
Parece frase de livro de auto-ajuda mas não é. É algo que aprendi e me fez melhor.
Melhor para mim e para quem convive comigo.
Claro que isso não significa perder a personalidade e virar vaquinha de presépio (aquela que só fica balançando a cabeça fazendo sim). Mas manter a postura e querer impô-la aos demais é muito diferente.
Como eu disse, na nossa vida há pessoas de todo jeito passeando pelos corredores, se encontrando, se descobrindo. Afinal são tantas crenças, tantos contrastes…E exercitar a tolerância é, para mim, o grande achado dos últimos tempos!
Sabe por quê?
Porque a tolerância detém a violência e faz florescer a paz.
E paz é o que eu quero mais!
Frase para pensar:
Tolera. Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua.
Um beijo no coração