BEM VINDO!

Relaxe e Pense!!!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

“SOBRE A PSICANÁLISE”

Todos ouvem o que vc fala, os amigos escutam o que vc diz e o psicanalista presta atençaõ ao que vc não diz!

A psicanálise surge da ambivalência e da incoerência e direciona seu olhar para o homem com todas as suas contradições. Pensando a psicanálise, eu penso sobretudo o quê é ser humano e as consequências disso. Para Freud, e depois para Lacan, é a partir dos tropeços e do inconsciente que o homem pode ser configurado como sujeito.

Hoje vivemos uma busca do sujeito como signo de uma época, visto que isso se encontra impresso nas ações e nos sintomas contemporâneos. Fazemos parte de uma sociedade deprimida, que faz calar o desejo de se engajar e de se posicionar na sua singularidade.

A modernidade nasce de uma necessidade de rompimento com a tradição e com uma ânsia de autonomia, mas, muitas vezes, o sujeito se perde aí. A psicanálise, está imbuída desse espírito de se comprometer na busca da verdade do sujeito- daí sua face de não- conformidade em contraposição à falta de perspectivas realmente libertárias dos tempos atuais.
Ser psicanalista é antes de tudo focar seu olhar no outro, dentro do universo do outro, mas antes sem se esquecer da sua essência pois,  todo psicanalista não só tem o seu método: ele próprio é esse método.
Márcia Frati e Ricardo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário