BEM VINDO!

Relaxe e Pense!!!!

domingo, 17 de abril de 2011

EU, COMIGO E COM O OUTRO

Caetano Veloso, sabiamente, disse em sua canção Dom de Iludir:"cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...", o próprio nome da canção já é um bom assunto, mas vou me deter na frase que hoje me inspira.
Quando estabelecemos relacionamentos em nossa vida, sejam eles românticos, profissionais ou sociais queremos ser aceitos incondicionalmente com toda nossa bagagem de vida, todos nossos aprendizados e nossas frustrações. Aportamos na vida do outro, abrimos nossa bagagem e vamos caminhando por uma estrada em comum como companheiros de viagem. Mas muitas vezes esquecemos que o outro também possui sua própria bagagem, com aprendizados e frustrações diferentes das nossas. Esperamos que o outro faça sua trilha no ritmo que julgamos melhor, isso porque olhamos para essa jornada com as experiências que trazemos em nossa bagagem...
O certo e o errado não existem quando a caminhada é compartilhada com alguém. O que existem são valores comuns, em certos aspectos e um consenso imposto pelo meio social que vivemos; as demais questões serão decididas de acordo com as experiências individuais de cada um. 
E o que é melhor em determinado momento, a minha experiência ou a do outro?
E se eu lhe disser que nenhuma das duas? Porque as experiências individuais só servem para você, só cabem na sua bagagem, assim como a do outro só cabe na bagagem dele. Por isso, impor sua maneira de agir em momentos decisivos, pode não ser a melhor solução. Com certeza a busca de uma nova solução com idéias em comum, será sem dúvida, o que caberá na medida certa na bagagem de cada um.
Esperar que o outro concorde com atitudes que retiramos da nossa bagagem, impor e esperar que ele apenas acate as nossas decisões como a melhor solução para ambos, numa jornada compartilhada, só servirão para que sejamos abandonados no meio caminho.
Não devemos nos esquecer que cada um de nós é um universo de sentimentos, vivências e necessidades... e isso faz de nós seres únicos, com uma bagagem, um sabor e uma dor diferente do outro... e isso serve apenas para nós mesmos...para mim e para o outro simultânemente, cabe aquilo que juntos decidirmos.   

Um comentário:

  1. Enfim cada um é cada um, e o respeito a individulaidade é o aspecto mais importante em uma relação seja ela amorosa, amigavel, porem observo nos dias de hoje os seres individuais impondo seus conceitos sem o mínimo respeito a quem está ao seu lado!!
    Por isso eu só sempre canto:Sozinha caminhando e seguindo a minha canção!

    ResponderExcluir